• Dra. Michelle Leser

Disfunção Temporomandibular (DTM)

Atualizado: Abr 29

O que é ATM? ATM é a abreviatura de Articulação Temporomandibular. Localizam-se entre a mandíbula e o crânio na região anterior à orelha, do lado direito e esquerdo. Essas articulações possibilitam os movimentos da boca como abertura, fechamento, e funções como mastigar, falar e engolir.

O que é DTM?

DTM é a abreviatura de Disfunções Temporomandibulares. Genericamente, o termo se refere às anormalidades que atingem as ATM e/ou os músculos da mastigação. Quais os sintomas? Os mais comuns são: dificuldade, dor ou limitação para abrir ou movimentar a boca, ruídos na ATM (estalos), travamento da mandíbula, dores na face, ouvido e região cervical, cansaço nos músculos da face, certos tipos de dor de cabeça entre outros. Quais as causas? Não existe uma causa específica, pode ser multifatorial. Existem fatores que podem desencadear, perpetuar e contribuir para que a dor e disfunção se apresente. Alguns destes fatores são: trauma, estresse emocional, apertamento constante dos dentes (bruxismo), hábitos como mascar chicletes, roer unhas, e até predisposição genética para dores crônicas, dentre outros. Antigamente, acreditava-se que tudo era causado pela posição dos dentes; hoje, os estudos mostram que o papel da oclusão dentária (encaixe dos dentes) na causa de DTM não é o único fator. Como tratar? Os tratamentos de escolha nos dias atuais são conservadores e apresentam excelentes resultados, como autocuidados, medicação, dieta apropriada, placa de mordida (placa mio-relaxante), fisioterapia, etc. Em uma pequena porcentagem de casos onde há alterações específicas nas ATMs, a cirurgia pode ser indicada. Entretanto é importante lembrar que é fundamental um correto diagnóstico já que a maioria das DTMs apresentam envolvimento muscular com indicação de tratamentos conservadores. O uso do laser também tem sido aplicado como tratamento, devido ao seu efeito anti-inflamatório. O laser é aplicado em pontos da região da articulação com intervalos de 48 horas, até a remissão da sintomatologia, mas isso não dispensa a necessidade de reabilitação oral nos pacientes que dela necessitem.

Qual profissional devo procurar? Se você suspeita que é portador de DTM, procure um Cirurgião Dentista para que ele possa fazer o diagnóstico correto de seu problema e indicar o melhor tratamento para seu caso.   Fonte: Blog da Saúde Tratamento multidisciplinar das ATMs - Luiz de Jesus Nunes e Guiovaldo Paiva





0 visualização

Responsável Técnico: Michelle Machado Leser - CRO 26759/EPAO 2797 

© 2018 por TIP Odontologia. Desenvolvido por BG Studios