• Dra. Michelle Leser

Implantes são todos iguais?

Atualmente o uso de implantes nas reabilitações orais de um ou mais dentes são muito difundidos.

No Brasil, cerca de 800 mil implantes são colocados por ano no país, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo). E 90% deste mercado é atendido pela própria indústria nacional.


Mas seriam os implantes de mesmo material?

A tecnologia na produção industrial de implantes evoluiu e facilitou o surgimento de diversas fábricas e marcas, como em todas as áreas, empresas mais modernas e outras com menores investimentos.


Tipo de Material:

Diferente do que a imaginamos não temos todos os implantes feitos com o mesmo material: há a utilização de Titânio puro, liga Titânio-zircônia (Roxolid®) ou zircônia.


Titânio

O mais consagrado material utilizado na implantodontia contemporânea. Tem alta resistência a cargas e é bioinerte, ou seja, não causa rejeição quando usado em humanos. Tem sua eficácia comprovada, mas apresenta diferentes tratamentos de superfície externa do titânio que entrará em contato com o osso, o que modifica a qualidade e a longevidade desses implantes.



Roxolid®

Material composto de liga de alto desempenho composta por 15% de zircônia e 85% de titânio, especificamente projetada pela Straumann, empresa suiça, para utilização na Implantodontia. Possui alta resistência à tração e carga e excelentes capacidades de osseointegração, o que o torna o material preferido para procedimentos menos invasivos, evitando enxertos ósseos em muitas situações pois permite que implantes pequenos sejam utilizados aceitando cargas mastigatória maiores.


Zircônia

Fabricado em cerâmica de zircônia de alto desempenho, oferece uma solução estética para o tratamento de pacientes com necessidades específicas, como os pacientes com um biotipo gengival fino onde um implante metálico poderia escurecer a gengiva no sorriso.

Alguns pacientes atualmente expressam o seu desejo de uma alternativa metal-free, sendo esse o implante indicado para esses casos.


Em nossa clínica utilizamos todas essas possibilidades em reabilitação com implantes.


Acompanhe as novidades da Tip Odontologia nas redes sociais.


Até a próxima,


Dr. Leonardo Etchatz


0 visualização

Responsável Técnico: Michelle Machado Leser - CRO 26759/EPAO 2797 

© 2018 por TIP Odontologia. Desenvolvido por BG Studios